sexta-feira, 22 de abril de 2011

Quem VOCÊ PENSA QUE É para que Deus lhe ouça?


Quem é você no meio de bilhões de seres humanos? Por que alguém deveria lhe dar atenção ou notá-lo? E por que Deus lhe notaria? Milhares de orações são feitas a cada minuto. Por que a sua deveria ser respondida?
Atenção. Conseguir ser notado. Ser atendido. Todos nós queremos isso, mas isso não vem fácil.
A boa notícia é que temos um ótimo exemplo em nosso próprio corpo de como conseguir isso.
O corpo humano é composto de milhares de partes diferentes, grandes e pequenas — olhos, pés, unhas, dentes, pele, cabelo, veias, etc. Com tanta coisa acontecendo em seu corpo ao mesmo tempo, envolvendo todas as suas milhares de partes diferentes, como pode uma delas chamar a sua atenção? Se uma parte do seu corpo necessita da atenção da sua cabeça, o que ela pode fazer para ser notada e atendida?
A maneira mais rápida e mais certa é através da dor.
A dor é o sinal que seu corpo envia a sua cabeça para conseguir sua atenção. “Tem alguma coisa acontecendo aqui, é melhor você dar uma olhada.”
Não importa quão pequena e aparentemente insignificante seja a parte do corpo — se ela sente dor, a mensagem é enviada na hora, diretamente para a cabeça.
Quer uma prova? Arranque um fio de cabelo de sua cabeça ou do seu braço. Vai em frente, faça isso agora. Qual é a importância de um único fio de cabelo em seu corpo, comparado às outras milhares de partes? Não muita. Mas, mesmo assim, quando o arranca, a fisgada que você sente envia a mensagem para sua cabeça e exige atenção.
Da mesma forma, você pode ser apenas um entre bilhões de seres humanos. Mas quando você age a sua fé em quem Jesus é, você se torna parte do Seu corpo, onde Ele é a cabeça. Isso em si já é grande, mas é apenas o primeiro passo para conseguir atenção. Você ainda é apenas um entre muitos.
Agora que você é uma parte do Corpo pela fé, você tem uma conexão direta com a Cabeça. Se você precisa de ajuda, da atenção imediata da Cabeça, você sabe o que tem que fazer. Você tem que enviar o sinal. Esse sinal é a dor, o que nós chamamos de sacrifício — algo que lhe causa dor, mas que você faz por causa de sua fé em Deus.
Fé sem sacrifício, fé que não lhe incomode, fé que não faz sentir dor, é morta. Se uma parte do seu corpo está morta ou paralisada, não sente dor, ela é inútil. Você pode até machucá-la, mas ela não envia nenhum sinal para o cérebro, pois está morta. Assim é a fé sem sacrifício — não diz nada, não faz nada, não significa nada, e não consegue nada.
Jejum, oração, dízimos, ofertas, perdão, ajudar o próximo, obediência, negar a si mesmo, domínio próprio, atos inesperados e ousados de generosidade, mais uma série de outros deveres cristãos, nada mais são do que expressões diferentes de sacrifício.
Por mais desagradável que o sacrifício possa ser para o nosso ego e para nossa acomodada vontade humana, se queremos a atenção de Deus, e rápido, é através dele que enviamos o sinal. Daí, não importa quem somos, a dor do sacrifício ganhará atenção imediata de Deus.
É o que você faz que determina quem você é, e se você merece atenção.
Obs: A propósito, o mesmo princípio não se aplica apenas em conseguir a atenção de Deus, mas também de qualquer pessoa importante para você. Aí está a dica.

6 comentários:

  1. Humn... acho que discordo desse texto, apesar de ser bem escrito e bonito de se ler.

    Deus nos ouve porque Ele quer nos ouvir, me lembro de um salmo que diz isso. Mesmo que ele não atenda nossas orações, ele ouve, já que é Onipresente.

    De qualquer forma, não entendi direito o termo "a fé sem sacrifício é morta". Você sabe que não gosto da palavra sacrifício, né? :P

    Mas então, quando usam essa palavra seja onde for eu lembro de dois versículos que dizem mais ou menos assim:
    "Não quero sacrifícios, quero misericórdia" e "Obedecer é melhor do que sacrificar".

    Por isso que não consigo imaginar "ajudar o próximo", por exemplo como um sacrifício. É algo de bom, que gostamos de fazer, não deveria ser um sacrifício, concorda?

    ResponderExcluir
  2. Você sempre (vem com uma pedrinha) discorda de tudo que eu digo/posto/reposto ¬¬

    É claro que Deus sabe de todas as coisas, é Onipresente.. mas nós temos que ser humildes e procurar "falar" com Ele, pq senão acho q nunca teríamos conversado com Deus.. (não sei se estou conseguindo explicar). por exemplo: como podemos chegar e abrir o nosso coração para Ele se mal abrimos a boca para conversar com ele? Ok que ele sabe de tudo, mas devemos ser humildes para reconhecer o nosso erro ou qq coisa que esteja em nós. Por exemplo, quando vc faz algo que vc e sua mãe sabem que vc está errado.. vc tem q ser humilde/reconhecer o erro e pedir desculpas. Ok que ela sabe, mas.. ah vc entendeu(isso vai virar um loop)

    E Ele atende sim às nossas orações.. Também depende do seu querer/esforço para conseguir aquilo que pede.Lembro que uma vez li nãolembroonde:
    "Nem tudo o que acontece é da vontade Dele, mas nunca sem sua permissão."(era algo +- assim q estava escrito)

    Se vc não gosta de sacrifício, acho que tem que repensar um pouco nos seus conceitos...
    "Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada." (Tiago 2:n)

    "Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé." (Tiago 2:n²)

    Depois destes dois versículos não tenho mais nada a te responder.. ^^

    Ah sim.. uma duvidinha: Se, por exemplo(Deus que nos livre disso acontecer) você estivesse passando necessidade, mas visse outra pessoa que também estivesse nessa situação, voccê a ajudaria?(mesmo sem conhecê-la)?
    Nesse caso eu tenho certeza que é um sacrifício...

    Mas nem tudo é sacrifício.. sempre me associo a palavra 'dor', pois é algo que você sente, lembra.

    Sem mais argumentos(ou não..rs)


    Me fez lembrar daquele seu post sobre surpreender a Deus.. Acho que o 'surpreender' também combina com a palavra 'sacrifício'. ;)

    ResponderExcluir
  3. Estou te treinando para enfrentar os trolls verdadeiros que eventualmente possam aparecer :P

    Os vv que você postou nem tem a palavra "sacrifício" escrita. Boiei.
    Mas pelo que entendi, vc chama as obras de sacrifício. É isso?
    Tipo, não é sacrifício ajudar as pessoas. Isso é a misericórdia. Se você faz com amor não se torna algo sacrificante, entende?

    Não entendi a ligação com o post de "surpreender" a Deus.

    Deixo, por fim, as palavras de Jesus em Mateus 9.13: "Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício."
    Vai dizer pra Jesus rever os conceitos deles também, Dona Rá?

    ResponderExcluir
  4. Não preciso de treinamento.. para os verdadeiros trolls o que me restará é ignorá-los... e não ficar de "bate-boca"(que no caso seria bate-dedo...)

    MAs quem escreveu o versículo errado foi vc.. eu tentei corrigir implicitamente...
    "a fé sem obras é morta"
    e às vezes para fazer certas "obras" é exigido um certo sacrifício da pessoa.. por isso que associei obras à palavra sacrifício...

    Sacrifício é fazer algo além das forças/expectativas e por isso me lembrei do seu post que fala sobre "surpreender" (que de acordo com meus conhecimentos também tem esse significado de 'ir além'...).

    Às vezes para você ser misericordioso é preciso um certo sacrifício.
    Vamos ao contra-exemplo:
    Duvido que muita gente perdoaria ao rapaz que fez aquela atrocidade lá em Realengo, mas se ele pedisse perdão(e se arrependesse de fato) de tudo o que ele fez, vocÊ o concederia o perdão??
    // acho que só Deus que Realmente o perdoaria.
    Só com Muita Misericórdia mesmo para conseguir perdoar.

    ResponderExcluir
  5. "acho que só Deus que Realmente o perdoaria.". Quem não perdoasse esse assassino (caso ele estivesse vivo) não entraria no céu. Jesus veio ensinar o perdão pra isso, né?

    Ok, ok, fique a vontade. Pode se sacrificar para chamar a atenção de Deus. Eu vou continuar aqui fazendo as coisas por amor. Bye!

    ResponderExcluir
  6. Sim.. (dã).

    Se eu sacrifico não é só com o intuito de chamar a atenção de Deus..A gente gosta de surpreender quem a gente ama, né(pelo menos eu sou assim, não sei de vc).
    Vai na tua fé.

    ResponderExcluir